Com as atividades o nosso Agrupamento pretende:

-Na Comunidade Educativa: 

»Promover a tomada de consciência do ambiente local e dos problemas anexos, da presença e responsabilidade da humanidade neste ambiente e a sensibilizá-la para estes assuntos; 

»Adquirir, entre os valores sociais, os do sentimento de vivo interesse na proteção do meio ambiente que o rodeia e no seu melhoramento;  Sensibilizar para a adquisição de competências necessárias para a solução dos problemas do ambiente; 

»Criar oportunidades para avaliar as medidas e os programas de educação nacionais e europeus, em matéria de ambiente, em função de fatores ecológicos, políticos, económicos, sociais, estéticos e educativos; 

»Desenvolver um sentido de responsabilidade e um sentimento de urgência perante os problemas do ambiente, para que garanta a elaboração de medidas próprias para revolver os problemas.

OBJETIVOS: 

Relacionados com o bem-estar animal:

»Sensibilizar para a necessidade de proteger e respeitar os animais e contribuir para a preservação das espécies;

»Refletir sobre a importância dos animais na vida das pessoas;

»Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.

»Proporcionar o conhecimento da história do animal na sociedade, a compreensão e reflexão sobre os conceitos de Bem-estar, e os fundamentos éticos dos direitos dos animais. 

Relacionado com o voluntariado: 

»Incentivar os alunos a conhecer, refletir e problematizar sobre os conceitos de voluntariado e de voluntário, as suas motivações, direitos e deveres.

»Os gatos de biblioteca têm ajudado na promoção da leitura e em fazer da biblioteca e da escola um espaço mais acolhedor e amigável. 

Relacionados com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória:

»Integrar o projeto no currículo, nas atividades letivas e não-letivas, nas práticas diárias da vida escolar e sua articulação com a comunidade.

»Envolver os alunos e alunas em metodologias ativas e oferecer oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. 

Avaliação

Porque se quer chegar a todos na Comunidade Educativa o site do projeto está na página web e algumas das atividades foram divulgadas nas redes sociais a partir da #osanimaisanossavolta.

Por último, porque para desenvolver projetos futuros é importante medir o impacto do projeto no Agrupamento, irá ser feito no final do ano letivo um questionário online a todos os que participaram.